quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Para refletir ...


Olá, queridos !
Na imagem acima temos três frases sobre a dança e o ballet, ditas por gente muito importante...
O que vocês acham ?  Concordam com os autores ?
Discordam ?
Aguardo suas opiniões ...

                                                                                               Claudia Lacca



8 comentários:

  1. A primeira -pra mim- é a melhor. Dançar é ótimo, melhor ainda quando usamos a dança para dizer algo, não sendo mero divertimento. E com certeza, temos que acreditar no movimento; passar verdade.
    E acredito ser o meio mais difícil de se expressar, mais do que através das palavras, imagens e sons.

    ResponderExcluir
  2. As tres são otimais, mas nos não conseguimos nada da noite pro dia, basta te FÉ que nos coseguimos chega alem dois nossos limites.
    BJS =)

    ResponderExcluir
  3. Oi, meninas !
    Obrigada pelos comentários !
    Não existe resposta certa, é apenas para a gente colocar o que pensa.
    Bjs,
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da frase de Dalal Achcar...
    Acho que Bailarino é umas das poucas profissões onde as expectativas e realizações não é inerente a ganhos financeiros e, ou material; ao contrário ganhamos muitas bolhas, calos, entorses, dores e somos pouco recompensados em termos financeiros. As vezes me pergunto se a satisfação e sensação inexplicável que sentimos ao fim de uma apresentação tão curta, em relação a tantas horas de esforço e desgaste físico durante as aulas, recompensa... Será que aquele breve momento de deleite, vale todo esforço?
    SIM, VALE !

    E você Claudia qual dessas você prefere?
    Yanna Calnes

    ResponderExcluir
  5. Oi Yanna !
    Adorei seu comentário !
    Costumo dizer aos meus alunos que vida de bailarino é 99 % de trabalho, entre aulas e ensaios e 1% de felicidade no palco.
    Acho que as 03 frases são ótimas, pois é importante entender a dança como linguagem, e para dominar esta linguagem são necessários anos de dedicação, mas é fundamental compreender que uma carreira de bailarina é difícil e não é um conto de fadas.
    Para quem ama a dança, dançar é tão importante e fundamental quanto respirar, e impossível imaginar fazer qualquer outra coisa, não importando todo o sacrifício envolvido: este é o artista de verdade !!!
    Concordo com você: VALE A PENA !
    Bjs,
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da primeira frase... Mas sinto o meu corpo falar falar sempre as mesma coisas, pois me referindo ao ballet classico e o discernimento dos profissionais dessa arte;sinto um aprisionamento muito grande no que diz respeito ao "conceito" do "ballet clássico", pois na minha opnião o que fez do ballet, clássico foi sua soberania ao tempo e não "Gisele" ou "O Lago dos Cisne", é inacreditável saber que escolas e acadêmias tão "conceituadas" e formadoras de "grandes personalidades" ainda obriguem seus alunos todos os anos dançarem as mesmas danças de séculos passado. Quando falo pra minha professora que a ETBB precisa inovar ela diz, que se eu quero contemporâneo estou no lugar errado...Mas não é isso que eu quero, amo ballet e me dediquei a isso desde o primeiro ano de vida, mas não concordo com o "Conceito" das escolas de "Ballet" Clássico,pois o ballet pode sim ser novo, porque o que faz o ballet o que ele é, é sua técnica e elegância e não danças tão remotas.
    Não sei se estou certa, mas é minha opnião. E gostaria de saber a sua *-* Rs'
    Parabéns pelo lindo blog!
    Abraços,
    Lis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lis !
      Bem-vinda ao "Bailarinas de Luxo".
      Em primeiro lugar, parabéns pelo seu lindo nome !
      O seu comentário me emocionou profundamente...
      Este é um assunto muito delicado pois todas as meninas que entram no Ballet sonham em ser princesas, fadas e silphides ... e realmente, estes personagens pertencem a um contexto de 150, 200 anos atrás.
      PARABÉNS pela sua inquietação e busca por algo novo, pois isso faz parte do artista: buscar mudanças e transformações.
      Na minha opinião, a técnica clássica é indispensável para qualquer bailarino, mas dançar repetidamente a mesma coreografia pode ser frustrante para quem anseia por desafios e novidades.
      Pessoalmente gosto de coreografar, especialmente para os meus alunos, pois isto torna cada um deles e cada coreografia algo especial, porém, ao longo da minha vida profissional encontrei poucos professores de ballet que estavam dispostos a criar novas danças.
      Muitos alegam exatamente o que você disse: que se mudar alguma coisa deixa de ser ballet. Não é bem assim, pois concordo com você: o ballet é uma combinação de técnica e elegância e isto pode ser apresentado de forma diferente.
      Gosto de muitos ballets de repertório pois eles são grandes produções com músicas, cenários, figurinos e coreografias imortais, mas acredito que tem que haver espaço para o novo.
      Bj,
      Claudia

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir